Inativando e reavtivando membros

Inativando um membro

A inativação de membros de células, no sistema, é realizada pela secretaria da igreja por orientação do supervisor.

Cuidado para não confundir o conceito de membro afastado com o de pessoa inativa. Membros de células que não vão às reuniões por algum ou muito tempo são membros afastados e não inativos.
Você não deve inativar um membro pelo simples motivo dele não estar mais indo às reuniões da célula porque este é exatamente o membro afastado e a igreja poderá tomar uma ação para torná-lo um membro assíduo novamente, diferente do afastado uma pessoa inativa a igreja não tem a possibilidade de agir junto a ela.

Alguns dos motivos para inativar são:

  • A pessoa mudou para uma cidade/bairro distante.
  • A pessoa passou a frequentar assíduamente uma outra igreja há muito tempo
  • Falecimento
  • Provavelmente você encontrará outros motivos e poderá inativar, mas lembre-se do conceito de afastado.

Uma pessoa inativa deixa de ser membro da célula e suas informações não aparecem mais nas consultas do sistema, porém a qualquer momento você poderá reativá-la e suas informações voltam a aparecer nas consultas.


Inativando um membro

Reativando um membro

A secretaria poderá reativar um membro de célula a qualquer momento por orientação da supervisão, mas o supervisor deve tomar o cuidado para não pegar o cadastro de uma pessoa inativa e reaproveitá-lo para um novo membro, ou seja, ao invés de cadastrar o novo membro de célula ele resolve usar um cadastro antigo.
Isto com certeza causará sérios problemas nas informações deste novo membro, porque ele herdará todo histórico da pessoa inativada tais como: cursos da escola ministerial, participação em eventos da igreja, entre outros.

Então a pessoa poderá ser reativada, tornando-se novamente um membro da célula nas seguintes circunstâncias:

  • Quando a pessoa inativada realmente voltar a frequentar as reuniões da célula, ou seja realmente se trata do mesmo membro de célula.
  • Quando foi inativada por engano, ou seja ela não era para ser inativada.

Reativando um membro