Os módulos do sistema

O SIGIC

O sistema foi desenvolvido para atender as necessidades de gestão das igrejas em células na visão MDA e está voltado para cinco grandes temas da igreja, mas com foco maior na gestão das células.

O sistema é composto dos seguintes temas da igreja:

  • Rede
  • Eventos
  • Escola Ministerial
  • Financeiro
  • Administrador do site

Além destes módulos acima o sistema tem um rígido controle de acesso às informações da igreja baseado na estrutura da Rede, então o supervisor de distrito acessa apenas as informações referentes ao seu distrito, enquanto o supervisor de área acessa somente as informações de sua área, o supervisor de setor apenas do seu setor e líder de célula da sua célula.

O sistema é formado por uma aplicação desktop compatível com o Windows 7/8/10 e um Websystem (sistema baseado em navegadores WEB).
Enquanto a aplicação na platoforma Windows está voltada as atividades da secretaria e administrativa, o Websystem atende as necessidades da supervisão e os líderes de células além de fornecer informações da escola ministerial e da gestão financeira da igreja.

Os supervisores e os líderes de células podem acessar o sistema com qualquer dispositivo (PC, notebook, smartphone ou tablet) que tenha uma conexão com a Internet e um navegador Web (Chrome, Fire Fox, Safari ou Internet Explorer).

O sistema está implantado e em pleno funcionamento nas seguintes igrejas:

  • Batista Apascentar, Clube de Campo, Santo André - SP, Pr. Décio Romão - há mais de seis meses;
  • IAFA - Igreja Apostólica Fonte de Alívio, Grajaú, São Paulo - SP, Ap. Alain - há mais de um ano;
  • Batista Vida em Riacho Grande, São Bernardo do Campo - SP, Pr. Edilson - há mais de quatro anos.

Rede

Este é o módulo destinado a gestão das células e suas principais funções são:

  • Cadastro de distritos, áreas, setores, células e membros de células;
  • Impressão dos relatórios semanais das reuniões de células em papel e/ou digital;
  • Controle do contato 24 horas com pessoas que aceitaram Jesus nos cultos;
  • Apontamento de presenças das reuniões das células;
  • Atualização do trilho de consolidação e liderança;
  • Transferência de membros entre células;
  • Multiplicação de células;
  • Controle da entrega dos apontamentos de presenças das células;
  • Integração das pessoas, que aceitaram Jesus, na célula;
  • Preventiva contra afastamento, de membros, das reuniões das células;
  • Resgate de membros afastados das reuniões das células;
  • Publicação do material (arquivo PDF) para reunião da célula;
  • Consulta o fechamento semanal das reuniões de células, por setor, área e distrito. Mostra o resumo da semana
  • Consulta o fechamento trimestral das reuniões de células, por setor, área e distrito. Mostra o resumo das semanas últimas quatorze semanas (um trimestre);
  • Consulta relação de membros assíduos e afastados;
  • Consulta trilho de liderança;
  • Consulta crescimento anual da igreja (mês a mês);
  • Consulta discípulos e dicipuladores;
  • Consulta frequencia de presença dos membros de células no MDA, no culto de celebração e no Tadel;
  • Consulta censo dos membro de células por: idade, estado civil e sexo;
  • Consulta células supervisionadas nos últimos três meses;
  • Muitas outras consultas.

Eventos

Todo acontecimento que não é uma reunião de célula ou de discipulado é tratado como um evento. Então o culto de celebração, o tadel, encontro com Deus, encontro de líderes é tratado como evento no sistema.
Isto não inclui as atividades da escola ministerial que tem o seu próprio módulo de gestão.

Em cada reunião do culto de celebração e do tadel a igreja poderá fazer a contagem das pessoas presentes e registrar os números no sistema. Existem funções específicas no sistema para tratar disto.

Já os encontros com Deus, encontro de líderes e assemelhados tem um sub-módulo voltado para a gestão destes eventos. Nele a igreja poderá controlar as inscrições de participantes, taxas de matrículas, equipes e presenças nestes eventos. Uma restrição que este sub-módulo tem é que todo participante ou membros da equipe tem que pertencer a uma célula, o que limita o controle de pessoas vindas de outras igrejas.
Os participantes destes eventos terão seus prontuários de membros atualizados com estes eventos.

Na parte do Websystem existe uma infinidade de consultas que abordam estes eventos.

Escola ministerial

Trata-se do módulo do sistema que apoia a gestão dos cursos da escola ministerial e suas informações estão correlacionadas com as células e o prontuário do membro.

As principais funções deste módulo são:

  • Cadastro de módulos (cursos);
  • Abertura de turmas nos módulos;
  • Controle de matrículas de alunos nas turmas;
  • Lançamento de presenças e notas dos alunos;
  • Encerramento de turmas - resultado final;
  • Encerramento de turmas - resultado final;
  • Consuta e impressão do diário de classe;
  • Consuta e acompanhamento das turmas em ministração der aulas;
  • Consuta resultado final - Aprovado e reprovados;
  • Consuta para ação preventiva contra afastamento das aulas por professor;
  • Consuta para ação preventiva contra afastamento das aulas por setor;
  • Consuta resumo semanal das presenças na escola ministerial;
  • Consuta resumo dos módulos (cursos) encerrado num determinado ano;

Financeiro

Destina-se a gestão financeira da igreja tanto na entrada de numerários quanto no controle dos gastos diários.

Suas principais funções são:

  • Cadastro de unidades (núcleos);
  • Cadastro de departamentos e despesas;
  • Plano de contas de entrada e despesas;
  • Lançamentos de entradas de dízimos e ofertas por unidade;
  • Lançamento de despesas por unidade e departamento e conta de despesa;
  • Consulta entradas de dízimos e ofertas por unidade e geral;
  • Consuta de pagamentos de despesas por unidade, departamento e conta de despesa;
  • Consuta resumo dos módulos (cursos) encerrado num determinado ano;

Cada unidade tem seu responsável e somente ele e o responsável geral pela igreja tem acesso a todas informações da sua unidade. Os usuários demais acessam as informações conforme autorização dada pelo responsável.
O responsável geral pela igreja acessa as informações consolidadas e as de todas as unidades.

O fato de ser líder de célula ou supervisor (setor, área ou distrito) não tem o direito automático de acessar o módulo financeiro, ou seja, o financeiro tem seu próprio controle e não se baseia na estrutura da Rede.

Controle de acesso

O acesso ao módulo rede depende da estrutura da Rede, então se uma pessoa estiver cadastrada no distrito como supervisor dele, ela terá acesso a todas as informações deste distrito inclisive aos membros das células. Porém se estiver cadastrado com supervisor de uma área verá as informações de sua área, se for supervisor de um setor verá as informações do setor e o líder de célula as de sua célula.

O módulo dos eventos é acessado pela secretaria, pelo coordenador do evendo (quando hover), por alguns usuários com autorização para acessar e por supervisores de setores, áreas e distrito (com restrição).

Na escola ministerial o acesso depende da função acessada, algumas são concedidas pelo responsável da escola à outros usuários. Outras são exclusivas dos professores que acessam informações de suas turmas. Já os supervisores (distrito, área e setores) acessam algumas informações pertinentes ao seu distrito, área ou setor.

No financeiro o acesso total é dado automaticamento ao responsável pela unidade e ao responsável geral, os demais usuários precisam de uma autorização do responsável para ter acesso a qualquer parte do financeiro.